Decepções

|

Acho que é difícil encararmos uma derrota. Sempre é. Principalmente quando se tratava de algo que esperávamos com entusiasmo, que por mais impossível que parecesse, que apesar de sabermos que seria difícil alcançar, batalhamos. Mas aí é que está. Não é por não alcançarmos nossos objetivos que somos fracassados. Nem sempre depende de nós. Claro, dependendo do que for, 90% pode depender do esforço pessoal, mais os 10% que infelizmente depende dos outros interfere na nossa conquista. Talvez vocês sejam adeptos àquela filosofia de que com esforço alcançamos nossos objetivos, seja lá o que for. Não acho que é bem assim. Por exemplo, não sei se vocês se lembram, mas no ano passado, durante as olimpíadas, mais precisamente na final com salto de vara, a brasileira Fabiana não pode ter perticipação efetiva, por que uma de suas varas simplesmente sumiu. Agora me diz, foi culpa dela? Não, todos sabemos... não importa o que aconteceu exatamente para esse texto, só citei o caso porque é um exemplo bem explícito de que nem sempre a culpa é nossa. Não quero trazer a ideia de que então não devemos lutar pelo que queremos, pelo contrário, devemos lutar ainda mais. Pode ser que não seja tudo que dependa da gente, quando se trata de nossos objetivos, mas então devemos fazer o possível, para podermos tentar fazer diferente e melhor, entre tantos que muitas vezes têm o mesmo desejo e para se fracassarmos podermos dizer com cabeça erguida de que fizemos todo o imaginável, todo o possível. Eu pelo menos, vo sempre tentar fazer com que os 90% da minha parte possam superar os 10% exterior.

Nossos dias

|

Tava pensando aqui... tudo muda tão rápido não? Sei lá, parei pra pensar, de uma hora pra otra, nossa vida pode simplesmente dar uma reviravolta. Um dia pode fazer toda a diferença, pode mudar toda nossa concepção sobre determinado assunto, pode mudar nossa visão e o valor que damos para a vida. Pode nos trazer momentos inesquecíveis, no bom e no mal sentido. Pode mudar radicalmente nosso humor. Pode mudar nosso carinho e afeto para com uma pessoa. Então tente não desejar que determinado dia passe, ou que já fosse um certo dia. Um dia pode mudar muita coisa. Só depende da forma com que encaramos tudo.

Relaxem!

|

Bom, isso não vai chegar a ser um post de verdade, mais só queria passar aqui pra lembrar a todos, ainda mais no final de semestre, para relaxarem... Sabe, ocupamos muito tempo de nossas curtas vidas nos importando com coisas desnecessárias. Ta bem, talvez não realmente desnecessárias, mas que deveriam ser. Quer dizer, toda essas história de notas e tal, não me parece um bom jeito de se avaliar o potencial de uma pessoa. Nunca me pareceu. Por isso acho tão errado o sistema de algumas escolas e cursos de separar as classes por notas. Não é isso que vai definir quem você realmente é, o seu caráter. Sei lá, as provas não me parecem ter realmente sentido se você não aprendeu de verdade o que deveria lhe ter sido ensinado. Acho que causam às vezes um estresse que não deveriam, sei lá, não me parece muito saudável submeter crianças e adolescentes a isso.

Isso não é um protesto contra todo o sistema educacional nacional, ta? Só um alerta, um lembrete para amigos e pessoas no geral, de quem não devemos basear nossas vidas nisso, nem perder a cabeça por isso. Claro, você deve estar pensando: essa menina com essa filosofia barata não vai chegar em lugar nenhum da vida, nem sequer entrar em uma boa faculdade. Bom, não sei do meu futuro, pode ser que não chegue a lugar nenhum, mas sei que soube curtir meus momentos sem virar uma alienada por apostilas, e soube dar o melhor de mim, e de mim, não do que tentaram me moldar juntamente com o resto dos indivíduos da minha classe. Porque sou uma pessoa, não uma maquina. Às vezes esquecem-se disso.

Podem acreditar, por mais que pareça, não é um grito desesperado de quem está indo mal... É só algo que estou compartilhando, algo que nunca me pareceu realmente justo.

Outra coisa também ruim é se afundar em horários, compromissos, tarefas, deveres. Nossa vida não deveria ser marcada pelo relógio, definida pelo seu tiquetaquear incessante! Não! Esqueça isso! Claro, eu sei que não dá para esquecer literalemnte da hora, mesmo porque nosso sistema de sociedade não nos permite nada do tipo. Mas o que eu quero dizer é que devemos viver menos para uma vida sistematizada e mais para uma vida em que o objetivo não é dinheiro, nem um emprego importante, nem um boletim maravilhoso, em que o objetivo é nossa felicidade.